segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nightwish - Oceanborn (1998)

1. Stargazers 04:28
2. Gethsemane 05:22
3. Devil and the Deep Dark Ocean 04:46
4. Sacrament of Wilderness 04:12
5. Passion and the Opera 04:51
6. Swanheart 04:44
7. Moondance 03:32
8. The Riddler 05:16
9. The Pharaoh Sails to Orion 06:28
10. Walking in the Air (Theme from ''The Snowman'') 05:27

Tarja Turunen- Vocal feminino
Tuomas Holopainen- Teclado
Jukka Nevalainen - Bateria
Sami Vänskä- Baixo
Emppu Vuorinen- Guitarra

Músicos Convidados

Tapio Wilska - Vocal masculino
Esa Lehtinen - Flauta
Plamen Dimov - Violino
Kaisli Kaivola - Violino
Markku Palola - Viola
Erkki Hirvikangas - Violoncelo

Oceanborn é o segundo álbum de estúdio da banda finlandesa de Symphonic Metal Nightwish, lançado em outubro de 1998. É considerado pela maioria dos fãs e críticos como o grande debut da banda, a partir de seu lançamento ganharam notoriedade no cenário metal Europeu.

A maioria das canções do álbum são fantasiadas, como as faixas "Swanheart", "Walking In The Air" (cover do filme de animação The Snowman), contudo, houve canções que expressavam o sentimento e religão, como "Gethsemane" (também conhecida como "Gothic Sanctuary"). Além disso, houve também algumas músicas teatrais como "Devil & the Deep Dark Ocean" e "Passion and the Opera".

Oceanborn é um dos álbuns mais dark do Nightwish, fazendo uso de vocais masculinos fortes de Tapio Wilska nas músicas "The Pharaoh Sails To Orion" e "Devil & Deep Dark Ocean", além dos vocais líricos da soprano Tarja Turunen

Após o lançamento do álbum, o primeiro single, Sacrament of Wilderness, tonou-se uma das músicas favoritas nos shows, Sleeping Sun e Walking in the Air também eram freqüêntes, no entanto, "Walking in the Air" e "Stargazers" foram excluídos das setlists após a demissão de Tarja Turunen em 2005. A música "Moondance" foi feita por Tuomas Holopainen, Jukka Nevalainen e Tapio, sendo o único som da banda a conter a voz de Nevalainen.

"Walking In The Air" voltou a ser performada ao vivo em 19 de Setembro de 2009, no Hartwall Arena, desta vez com a atual vocalista Anette Olzon em uma versão acústica.

Tarja Turunen, já em carreira solo, abonou "Passion and the Opera" à sua setlist dos shows ao vivo; segundo ela "era uma de suas canções favoritas e mais difíceis de executar, em que raramente era tocada ao vivo junto ao Nightwish", então, passou a adicioná-la ao vivo e deu uma roupagem diferente a mesma, com violoncelista e samples pré-preparadas.

O álbum foi lançado, em 1999, na Alemanha, Coréia do Sul, Malasia, Japão, França, Polônia e Taiwan, vendeu cerca de 68 mil cópias apenas na Finlândia.

A capa de Oceanborn destaca uma mulher dentro do mar, aparece também uma coruja voando, a mesma usada na capa dos singles "Sacrament of Wilderness" e "Passion and the Opera". A versão lançada pela Drakkar Records destaca os mesmos elementos, só que em cores e posições diferentes.

Nenhum comentário: