quinta-feira, 7 de abril de 2011

John Petrucci - Suspended Animation 2005)


1. "Jaws of Life" 7:29
2. "Glasgow Kiss" 7:48
3. "Tunnel Vision" 6:35
4. "Wishful Thinking" 7:29
5. "Damage Control" 9:15
6. "Curve" 6:23
7. "Lost Without You" 4:56
8. "Animate-Inanimate" 11:37

John Petrucci – guitarra
Dave LaRue – baixo
Dave Dicenso – bateria e percussão
Tony Verderosa – bateria, bateria eletrônica em "Tunnel Vision"
Tim LeFebvre – baixo em "Tunnel Vision

John Petrucci (Kings Park, Long Island, Nova Iorque). 12 de Julho de 1967) é um guitarrista americano considerado um dos melhores do mundo e um dos fundadores da banda de metal progressivo Dream Theater.

John Petrucci tocou guitarra pela primeira vez aos 8 anos quando ele percebeu que sua irmã, que na época tocava órgão, podia ficar acordada até mais tarde para praticar. Entretanto, seu plano de passar da hora de dormir não durou muito e ele desistiu do instrumento. Aos 12 anos ele começou a tocar novamente quando foi convidado a entrar na banda de seu amigo Kevin Moore, que mais tarde se tornaria o primeiro tecladista do Dream Theater. John começou a praticar intensamente. Ele foi, em grande parte, auto-didata, e desenvolveu suas habilidades tentando imitar seus ídolos, que incluem Steve Morse, Steve Howe, Steve Vai, Stevie Ray Vaughan, Al Di Meola, Alex Lifeson, Allan Holdsworth e Dave Murray . John costumar brincar e diz que seus ídolos são "os Steves e os Als".
John Petrucci prestou exames e entrou para a Berklee College of Music em Boston com seu amigo de infância John Myung, baixista. Lá eles encontrariam Mike Portnoy, com quem formariam a banda Majesty, que mais tarde se tornaria o Dream Theater.
Embora o Dream Theater seja a banda com a qual John Petrucci é mais frequentemente associado, ele também faz parte do projeto Liquid Tension Experiment e apareceu como convidado em várias gravações de outros artistas, como no álbum Age of Impact do Explorer Club.
John fez uma video-aula de guitarra, "Rock Discipline", onde ele apresenta exercícios de aquecimento, exercícios para evitar lesões enquanto toca, palhetada alternada, palhetada sweep, acordes e outras técnicas para o desenvolvimento de habilidades com a guitarra. Ele também tem um livro intitulado "Guitar World presents John Petrucci's Wild Stringdom", que é uma compilação de colunas escritas por ele para a revista Guitar World, com o mesmo título.
Em 2001 ele foi convidado por Joe Satriani e Steve Vai para sair em turnê com o popular G3, que o expôs a um grande número de novos fãs e o inspirou a gravar um álbum solo. Suspended Animation foi lançado em 1 de março de 2005 e foi vendido pelo seu site. John Petrucci também participou das turnês do G3 em 2005, 2006 e 2007.
John também escreveu e gravou duas músicas instrumentais para um jogo do Sega Saturn intitulado Digital Pinball: Necronomicon. Cada faixa tem cerca de 2 minutos e são simplesmente intituladas "Prologue" ("Prólogo") e "Epilogue" ("Epílogo"). John é um ávido jogador de Sega Saturn, e revelou em entrevistas que nunca sai em turnê sem ele.
Jordan Rudess, companheiro de banda no Dream Theater, afirmou que John Petrucci é católico praticante.[1] John é casado com Rena Sands, guitarrista da banda feminina de heavy metal Meanstreak, e eles têm 3 filhos: SamiJo e Reny (gêmeos) e Kiara. Ele também é um ávido fã de fisiculturismo e dedica grande parte de seu tempo à musculação.[2]
John Petrucci é membro votante da National Academy of Recording Arts and Sciences.

Um comentário:

Anônimo disse...

John Petrucci eh o cara,o mestre da guitarra e o pai do Metal Progressivo,sinceramente,eh a pura verdade,considero grandes guitarristas tbm como ele o Petrucci,o Michael Romeo,Steve Vai,Joe Satriani e muitos outros,esses caras revolucionaram o Rock e Metal nesse mundo!